A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Os diversos tipos de atividades musicais sempre foram grande fonte de entretenimento, desenvolvimento humano e social, paixões pessoais. Atualmente, já se sabe que, além de tudo isso, a atividade musical é, comprovadamente,uma das atividades que mais estimulam o cérebro humano, trazendo desenvolvimento cognitivo significativo.

A Musicalização Infantil proporciona a oportunidade de acesso à atividade musical a partirdos primeiros meses de vida da criança, e os benefícios são incalculáveis. Entre estes benefícios, temos a educação musical prazerosa, que é construída através da vivência, explorando os conteúdos e possibilidades musicais de maneira prática, lúdica, natural e saudável. É, também, um momento único de convivência entre pais e filhos, já que grande parte do trabalho é realizado com a presença ativa dos pais ou outros responsáveis. E, além de tudo isso, grandes são os benefícios cognitivos, relacionados a memória, prontidão, coordenação motora, percepção auditiva, estimulo à fala para os bebês, aumento da capacidade criativa e muito mais.

A prática da Musicalização Infantil usa como ferramentas o corpo, a voz, instrumentos musicais adequados para crianças, e recursos lúdicos que proporcionam o fazer musical divertido. Não há exigência de aptidão para esta prática, pois existe potencial musical em toda criança, e o resultado é o desenvolvimento de habilidades que servirão para toda a vida, além de muita alegria!

 

David Abranches é educador musical, licenciado em música pela UFMG, professor de musicalização infantil da Escola de Música Minueto, no EI da Escola Lúcia Casasanta, no Projeto Social CECORE e regente da Orquestra do CMI da UFMG.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *